quinta-feira, 7 de julho de 2011

Salve Rainha???


Apenas algo que me ocorreu enquanto estudava o capítulo 4 e 5 de Apocalipse:
Alí temos Deus o Pai assentado no trono e Cristo que se assenta com Ele; o Espírito santo também é retratado na cena, portanto o Deus triuno reina por intermédio de Cristo.
Há a volta do trono seres viventes (querubins), anciãos (os crentes remidos), anjos e toda a criação que adora a Deus.
minha pergunta é: Se Maria é rainha, onde é que ela se assenta? Onde está o trono dela???
No Apocalipse é descrito todo o céu e todo o universo a partir do trono de Deus, mas nem alí no centro, nem ao lado do trono é mencionado o trono de Maria; e quando é perguntado quem é digno de abrir o livro e seus selos, ou seja, quem pode tomar o governo da história em sua mão, o Apocalipse deixa claro que somente Jesus é digno.


OBS: Esta postagem foi reeditada; espero ter retirado dela toda a ironia que ofendia a sensibilidade dos católicos, aos quais nunca tive a intenção de ofender e peço perdão.

14 comentários:

  1. Foi retratado em apocalipse 4 e 5, o trono de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Maria não foi mais do que Deus, porque deveria estar sentada do trono que pertence a Santíssima Trindade? Pois não penses tu, que Maria não tem seu lugar no céu. Lembra-te do pequeno livro trazido pelo anjo? No próprio livro de apocalipse (Ap 10) foi mencionado. Agora temos a execução do que nele estava escrito. "Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida de sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas." (Ap 12, 1).Pois bem, Nossa Senhora trajava vestes esplendentes revestidas de sol, tinha a Lua debaixo de seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. Coroada rainha do céu, a esposa de Deus, que deu a luz a seu Filho unigênito, estará eternamente à direita do Pai, juntamente com seu Filho Jesus, pois para ser mãe do único que é digno de abrir o livro selado, não é qualquer pessoal. Podemos observar mais uma passagem da Bíblia onde Maria diz: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-Poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é Santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos que o respeitam.” (Lc 1, 39-50). Bem-aventurada é a Mãe do Salvador, pois foi digna aos olhos do Pai, para que nela se cumprisse seus planos. Se Deus é o Rei do Céu e da terra e Maria é sua esposa, mãe de seu Filho unigênito, digo com consciência livre de erros: Maria é a Rainha do Céu e da Terra.

    ResponderExcluir
  2. A Bíblia diz que Deus, Pai, Filho e Espírito Santo são a mesma pessoa, a Santíssima Trindade, que não tem começo, meio e fim. Deus Pai, todo poderoso Criador do céu e da terra concebeu a Maria através do Espírito Santo, seu filho unigênito Jesus Cristo, nosso Senhor.A bíblia diz que Maria santíssima foi levada ao céu viva nos braços de seu filho. Não existe filho, que não tenha mãe. A Bíblia possui 73 livros. 46, do antigo testamento, e 27 do novo.Então,cabe a nós Fieis, não escrever "entre linhas" da Bíblia, e sim não tirar 7 livros dela. O TRONO DE MARIA, ESTA EM NOSSOS CORAÇÕES.

    ResponderExcluir
  3. O respeito que eu tinha pelo senhor, acabo quando eu li isso aqui (y'

    ResponderExcluir
  4. Amados amigos católicos, já reeditei a postagem, retirando o tom ácido dela e peço desculpas por ofendê-los; esta não foi a intenção. a intenção era aguçar o pensamento e não os ânimos; por isso peço, sinceramente, perdão.
    Contudo, a questão permanece (sem querer ofender): a ICAR chama Maria de Rainha, mas onde está o seu trono? onde na Bíblia é dito que ela é rainha?
    Textos bíblicos, por favor?
    estou disposto a me tornar o maior devoto dela se for convencido pela Escritura.

    ResponderExcluir
  5. Caro Lucas Neves,
    sem querer polemizar, mas respondendo seus apontamentos:
    vc citou Ap 12 dizendo que este se refere a Maria:

    "Pois bem, Nossa Senhora trajava vestes esplendentes revestidas de sol, tinha a Lua debaixo de seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. Coroada rainha do céu, a esposa de Deus, que deu a luz a seu Filho unigênito, estará eternamente à direita do Pai, juntamente com seu Filho Jesus"

    O Ap baseia seus símbolos no AT, e neste há diversas passagens em que a Igreja é chamada de mãe e mulher, veja: Isaías 50.1 e 54.1; Oséias 2.1-2 - o mesmo acontece no NT, Cf. Efésios 5.31-32), isso fica claro pelas 12 estrelas, pq 12? por causa das 12 tribos de Israel, o número 12 no Ap. é usado para simbolizar o povo de Deus. Se o Apóstolo João queria descrever Maria, ele teria que ser muito mais claro, pq o sentido óbvio da mulher é Igreja, conformo o AT e NT.

    vc ainda citou o cantico de Maria: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador... todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-Poderoso fez grandes coisas em meu favor...” (Lc 1, 39-50).
    Quanto a isso, concordo que ela é Bem-aventurada, como Bem-aventurados são os mansos, os pacificadores, os misericordiosos, os que choram... e eu e vc se crermos em Cristo, pois ele disse que bem-aventurados são os que não o viram e creram.

    vc disse ainda:
    "Se Deus é o Rei do Céu e da terra e Maria é sua esposa... Maria é a Rainha do Céu e da Terra."
    quanto a isso, me mostre apenas um texto bíblico que diga que ela é rainha.
    estou esperando.
    Ab.

    ResponderExcluir
  6. Yara Lopes,
    vc disse:
    "A bíblia diz que Maria santíssima foi levada ao céu viva nos braços de seu filho."

    gostaria muitíssimo de saber em que texto a Bíblia diz isso. Já li a Bíblia toda várias vezes (incluindo a versão católica) e nunca li nela tal coisa. Onde está escrito isso?

    frase sua ainda:
    "Não existe filho, que não tenha mãe", bem, deixando Adão de lado, concordo com vc, mas isso significa que por ser a mãe de Jesus ela tem algum privilégio no céu? Jesus deixa bem claro que não: "Falava ainda Jesus ao povo, e eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe.E alguém lhe disse: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar-te. Porém ele respondeu ao que lhe trouxera o aviso: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? E, estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos." Esse não precisa nem comentar, Jesus não foi atender sua mãe que o chamava e disse que seus discípulos são sua mãe. eu e vc temos o mesmo privilégio com Cristo que Maria tem, ela não tem mais do que nenhum crente.

    vc disse:
    "A Bíblia possui 73 livros. 46, do antigo testamento, e 27 do novo. Então,cabe a nós Fieis... não tirar 7 livros dela."
    Quanto a isso, vou publicar uma postagem, pois foge do assundo e a resposta é por demais longa.

    Vc conclui:
    "O TRONO DE MARIA, ESTA EM NOSSOS CORAÇÕES."
    bem, vc pode entronizá-la em seu coração, quanto a isso não posso fazer nada. Não tenho dúvida que o trono dela está em seu coração tanto quanto não tenho dúvidas de que não está na Bíblia.
    ab.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo do dia 23 de agosto de 2011 20:28

    vc disse:
    "O respeito que eu tinha pelo senhor, acabo quando eu li isso aqui"

    por favor me perdoe. se vc se identificar, e for daqui de Santa Maria, vou pessoalmente te pedir perdão.

    Mas te peço perdão pelo tom ironico do texto, e não por proclamar o que creio que a Bíblia ensina.

    ResponderExcluir
  8. Uma bela postagem.
    Pode escandalizar uma minoria, mas irá aguçar a mente e abrir os olhos de muitas pessoas.
    Quanto aos comentário acima, é bom telos aqui, pois é sinal que estão lendo o Blog.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. "Se Deus é o Rei do Céu e da terra e Maria é sua esposa, mãe de seu Filho unigênito, digo com consciência livre de erros: Maria é a Rainha do Céu e da Terra"

    Que Bíblia este menino lê?????

    ResponderExcluir
  10. Eu desculpo sim, pois todos merecemos perdão. Até porque ninguém e perfeito, todo mundo erra .. ATÉ EU .

    ResponderExcluir
  11. Maria profetizou:

    Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, (Lucas 1, 48)

    Os católicos cumprem essa profecia, os ortodoxos cumprem essa profecia, os coptas, os malankares, os siríacos, toda a cristandade cumpre essa profecia, até os muçulmanos cumprem essa profecia, tem um livro no Alcorão dedicado a Maria! Todos menos os protestantes cumprem essa profecia!

    Vocês protestantes só se referem a Maria quando querem diminuí-la, ela pra vocês é pior que uma meretriz, é como se ela fosse uma pessoa amaldiçoada, pois vocês nunca falam dela, só falam quando é pra combater a profecia que a mesma Maria vaticinou:

    Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, (Lucas 1, 48)

    ------------

    Estou esperando você publicar meus outros comentários, espero que você não seja desonesto e publique.

    ResponderExcluir
  12. Caro Alexandre,
    palavras suas:
    "Estou esperando você publicar meus outros comentários, espero que você não seja desonesto e publique"
    vc teima em lançar dúvidas sobre a minha honestidade. Veja os vários comentários de caatólicos e outros que já publiquei aqui, tenho a minha consciencia tranquila diante de Deus nesta questão.

    vc citou: Lucas 1, 48 "Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações" e disse que os católicos cumprem esta profecia...

    Quanto a isso, concordo que ela é Bem-aventurada, como Bem-aventurados são os mansos, os pacificadores, os misericordiosos, os que choram... os que guardam a Palavra de Jesus, os que morrem no Senhor... e eu e vc se crermos em Cristo, pois ele disse que bem-aventurados são os que não o viram e creram.

    Agora, discordo de vc quando diz que os católicos cumprem esta profecia, pois quando Maria disse que seria chamada de Bem-aventurada, ela certamente não estava dizendo que haveria igrejas com seu nome e cultos em seu louvor, nem este texto diz isto, nem nenhum outro ensina que devemos orar a Maria, cantar louvores ao seu nome, coroá-la em nossos cultos etc. se eu estiver errado, por favor me corrija, quero ser fiel à Palavra e se for convencido por ela de que devo ser devoto de Maria, o serei com prazer).

    (continua...)

    ResponderExcluir
  13. Alexandre,
    vc disse: "Todos menos os protestantes cumprem essa profecia! Vocês protestantes só se referem a Maria quando querem diminuí-la, ela pra vocês é pior que uma meretriz, é como se ela fosse uma pessoa amaldiçoada, pois vocês nunca falam dela,"

    não sei de onde vc tirou tamanha bobagem (talvez a sua mariolatria não deixe vc ver a verdade). gostaria q vc mostrasse provas de que para nós ela é o que vc disse acima (eu nem me atrevo a repetir). mas eu provo que vc está enganado:

    1 - Já preguei sermões exaltando as virtudes que a Bíblia aponta sobre Maria e colocando-a como um modelo a ser imitado;

    2 - Há diversas publicações e comentários bíblicos que apresentam Maria como exemplo de virtude cristã e obediencia, citarei apenas uma: Cada Dia Natal 2011, publicado pela LPC (que aliás é da Igreja Pesbiteriana, a qual pertenço):
    "Deus escolheu uma jovem pobre, de uma cidade pobre para ser a mãe do Salvador (...) escolheu uma jovem ainda não casada para ser a mãe de Jesus. Maria, porém, está disposta a enfrentar o preconceito e ameaça, pois poderia ser abandonada pelo noivo e apedrejada pelo povo. Mas ela não teme. Ao contrário, crê em Deus e o Senhor a exalata"

    Caro Alexandre, para nós protestantes Maria foi abençoada, agraciada, bem-aventurada por ter sido escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador. além disso, foi um modelo de virtude e fé que todos devem imitar. ela é nossa amada irmã em Cristo Jesus.

    agora, o que não fazemos é erigir imagens em sua homenagem, prestar culto e fazer orações a ela, cantar hinos em adoração a ela e declará-la rainha do ceu e da terra, medianeira... pq isto a Bíblia não ensina e cremos que nos proíbe de fazer.

    PS: Concordo plenamente com a primeira parte da chamada Ave Maria:
    "Ave maria cheia de graça
    O senhor é convosco
    Bendita sois vós
    Entre as mulheres
    E bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus."

    Tbm não tenho problema com a frase:
    "Santa Maria, mãe de Deus,"

    o problema está no final (que não está na Bíblia) e no fato de entoar isto como uma oração a Maria, o que a Bíblia não ordena fazer (esta oração é um belo exemplo de sofisma):
    "Rogai por nós pecadores
    Agora e na hora de nossa morte, Amém!"

    ResponderExcluir
  14. Não terás outros deuses diante de mim.
    Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

    Êxodo 20:3-4

    ResponderExcluir

Comemente à voltade, deixe críticas e sugestões. Só não publico comentários anônimos. se deixar seu comentário, deixe seu nome.